Como limpar capacete de moto, cuidados e higienização

Saiba quais são os cuidados necessários para conservar seu capacete.

O capacete é, sem dúvida, o item de segurança que o motociclista mais deve preservar. Isso porque, para que ele exerça sua função com perfeição, é necessário que ele esteja em excelentes condições e isso só acontece quando o objeto é bem cuidado e conservado. Por isso, vamos à algumas dicas.

A primeira dica é fazer a limpeza com frequência. O interior do objeto pode acumular ácaros e micro-organismos por conta da umidade e do calor e isso pode acarretar em doenças de pele ou respiratórias, tornando-se um risco para sua saúde. Se o uso for diário, é recomendado limpá-lo pelo menos uma vez por semana e, sempre que possível, evitar emprestá-lo para outra pessoa.

Para limpar o interior de capacetes com forro removível, retire o forro com cuidado e faça a limpeza do forro à mão com detergente neutro. Depois de lavar, deixe-o secar na sombra e em local bem ventilado. É importante lembrar que a limpeza de capacetes nunca deve ser feita com produtos de limpeza à base de petróleo, especialmente se o capacete é feito em policarbonato. A exposição à agentes de limpeza muito fortes conduzem à decomposição do objeto e à perda do seu valor de proteção.

Como limpar capacete de moto
Como limpar capacete de moto

Em caso de capacetes com forro fixo, utilize um pano úmido em água e detergente neutro, passando vigorosamente em todo o interior. Depois de lavá-lo, deixe-o secar na sombra com o casco virado pra baixo. Também é importante dizer que altas temperaturas podem danificar a estrutura do capacete, por isso nunca deixe-o no sol e jamais mergulhe o capacete na água, ela pode penetrar no interior do objeto, danificando os metais da estrutura.

Como limpar capacete de moto – Limpeza

Para limpar o exterior do capacete, utilize água e sabão neutro. Depois, é importante polir a viseira, aplicando cera no casco para manter a sua beleza e durabilidade. Em relação à viseira, é preciso ter cuidado para não fazer arranhões no objeto. Para isto, utilize um pano macio.

Outra dica importante é não realizar modificações no seu capacete. É preferível optar pela compra de um capacete novo, que se adeque às suas necessidades e gostos, do que alterar a forma original do seu capacete, pois isso pode comprometer seriamente a sua segurança. Além disso, o objeto deve ser guardado em locais planos, que não possua chances de cair, e com temperatura amena. O objeto não deve ser guardado em áreas muito quentes ou muito frias, pois a exposição à temperaturas extremas corrompe a sua eficácia.

Cuidar do seu capacete é importante, mas dependendo do estado em que o seu estiver, adquirir um novo pode ser a melhor opção. Para isso, a Moto10 pode ajudar você a encontrar o capacete ideal. São quase 10 opções de marcas, com excelente garantia de qualidade, entre elas: Shark, Bell, AGV e LS2.

Tags: capacete, limpeza, manutenção, motos
One Comment

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *