Comparativo Fiesta Mexicano com Fiesta Nacional

Talvez você esteja procurando um Ford New Fiesta para comprar, até por ser uma excelente opção de compra devido ao ótimo custo benefício, ou talvez queira saber apenas por curiosidade as principais diferenças entre o Fiesta Mexicano e o Fiesta ou New Fiesta Nacional, então chegou ao lugar certo!

Acompanhe agora o comparativo entre o Ford Fiesta mexicano, que foi importado para o Brasil de 2011 a 2013, e o New Fiesta produzido no Brasil a partir de 2014.

Design e dimensões:

Comparativo frente New Fiesta mexicano com Fiesta nacional
Comparativo frente New Fiesta mexicano com Fiesta nacional

O Fiesta mexicano tem um design mais arredondado, com linhas suaves e uma frente característica. Suas dimensões eram compactas, adequadas para a cidade.
Já o New Fiesta, produzido no Brasil, adotou um design mais angular e esportivo seguindo o estilo Aston Martin adotado pela Ford em diversos carros a partir desse ano, principalmente passando a ter essa característica marcante na parte frontal, com linhas mais agressivas. Em termos de dimensões ele ficou maior, oferecendo mais espaço interno.

Aston Martin: A característica marcante usada nos novos carros da Ford
Aston Martin: A característica marcante usada nos novos carros da Ford

Motorização e desempenho:

O Fiesta mexicano oferecia opções de motores Sigma 1.6L de 115 cv e 1.6L EcoBoost de 132 cv, dependendo da versão. Apresentando um bom desempenho para seu tamanho.

Já o New Fiesta brasileiro também apresentava opções de motores 1.6L, mas com atualizações e melhorias de desempenho. Além disso, versões mais recentes oferecem motores 1.0L EcoBoost, proporcionando maior eficiência e potência.

Recursos e tecnologia:

O Fiesta mexicano oferecia uma gama de recursos, como ar-condicionado, direção elétrica, airbags, freios ABS, entre outros. Recursos que não existiam no modelo nacional nos primeiros anos, como por exemplo o assistente de partida em rampa.

O New Fiesta fabricado no Brasil trouxe mais recursos e tecnologia com o passar dos anos, como sistema de conectividade Sync mais moderno e tela sensível ao toque, câmera de ré, sensores de estacionamento, controles no volante, entre outros.

Qualidade e confiabilidade:

O Fiesta mexicano era bem avaliado em termos de qualidade de construção e confiabilidade, em geral sabemos que os veículos feitos para o mercado brasileiro acabam perdendo qualidade para baratear o custo de venda lá no final, considerando as altas taxas de impostos que são aplicadas, infelizmente é uma forma das montadoras conseguirem manter seus lucros e fazer a operação valer a pena para elas.

Dito isso, é inevitável que em termos de acabamento o New Fiesta mexicano seja superior ao nacional, nota-se diferenças nos materiais utilizados, principalmente nos plásticos, no painel e partes internas, onde o mexicano recebeu materiais mais macios e de melhor qualidade, dando um melhor acabamento e conforto comparado ao Fiesta nacional.

O modelo mexicano em sua versão mais completa (foto acima), possui também frisos cromados em toda lateral, rodas de liga leve 16 polegadas exclusivas, assistente de partida em rampa, comandos do som no volante, faróis de milha com acabamento cromado (o outro modelo é de plástico preto e não possui os faróis), entre outros opcionais que nem mesmo a versão Titanium nacional tem.

Em alguns modelos como o Titanium, o Fiesta nacional também traz algumas coisas que os outros modelos feitos no Brasil não possuem, como por exemplo bancos em couro, a versão mais top do Fiesta mexicano também vem equipada com banco em couro e ainda possui um diferencial no banco do motorista, onde é possível baixar um escoro para o braço, opção não disponível nem mesmo na versão Titanium fabricada no Brasil.

Comparativo bancos de couro - New Fiesta mexicano com nacional
Comparativo bancos de couro – New Fiesta mexicano com nacional

A Ford Motor Company buscava se posicionar de maneira mais competitiva em qualquer mercado do mundo. O objetivo com o New Fiesta era ter um produto que, com pequenas adaptações, conseguisse corresponder ao que o consumidor procurava em qualquer lugar do mundo.

Então criou esse modelo que foi primeiramente lançado na Europa, Ásia e depois então foi para os Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil, o modelo basicamente é o mesmo em todos os países.

Mercado atual

Se você está procurando carros usados, especificamente um New Fiesta para comprar, já deve ter notado que os valores pedidos por quem tem um modelo mexicano estão sempre bem acima da FIPE, isso acontece devido ao fato de que o modelo mais simples (e o primeiro, 2014) do New Fiesta nacional é praticamente R$10.000 a mais do que o mexicano, em valores atuais (R$32.000 o mexicano contra R$42.000 nacional).

Além disso, como o mexicano tem bastante qualidade por ter sido desenvolvido para atender o mercado mundial, possui itens que não se encontram nem mesmo no nacional conforme descrevemos, o preço de mercado dele provavelmente sempre estará acima da FIPE devido a esse fato, chegando mais perto do preço do nacional.

Tags:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *