• Home »
  • Dicas »
  • Colocar botão de partida Start Engine no carro (Chave de partida)

Colocar botão de partida Start Engine no carro (Chave de partida)

Colocar botão de partida no carro (Start Engine)

Como fazer a partida do carro por botão?

Essa é uma dúvida que muitos amantes de carros tem, gostariam de colocar em seus carros a partida por botão como em alguns carros mais modernos e sofisticados. Existem algumas alternativas para ligar o carro não com chave presencial, usando a chave apenas para ligar a elétrica do carro e usar o botão para ligar e desligar o motor.

Em carros mais antigos que não são com injeção eletrônica, pode ser feita a ligação localizando os fios que entram no miolo da chave, em seguida deixando eles para fora e fazendo então a junção ao botão “start engine” que você comprou, como se fosse um interruptor de casa. Ligue o positivo que vem da bateria que entra no botão e do botão q vai ao sistema de ignição que deverá resolver. Caso você que esteja lendo agora e sabe algumas maneiras ou dicas diferentes, sinta-se a vontade para compartilhar comentando logo abaixo.

Veja neste vídeo como ficou a instalação do botão Start Engine em um Vectra 1997:

No mercado livre se encontra esses botões a partir de R$60,00 até R$260,00

Carro com botão de partida e as normas

No Brasil não é tão comum, mas nos EUA não são apenas carros luxuosos que dispõem de botão de partida no lugar da chave comum. Assim como tudo que populariza, a partida por botão nos carros refletiu na necessidade da regulamentação desse sistema através da normatização.

Com isso, as montadoras de carros deverão seguir a norma como o tempo de acionamento do botão para ligar e desligar o motor do veículo. A Sociedade Internacional de Engenheiros Automotivos (SAE) sugeriu padronizar essa tecnologia fazendo com que o motor desligue com um toque longo de o.5 a 2.0 segundos ou 2 toques rápidos, a fim de evitar cada empresa fazer aquilo que bem entenda, dificultando os usuários mais desavisados na utilização de seus carros.

As normas estão aí para serem seguidas, mas algumas montadores ainda não enquadraram, como a Toyota cujo botão desliga o carro ao ser pressionado por 3 segundos, a fabricante aguarda ainda a decisão definitiva do do NHTSA (National Security Traffic Safety Administration) para modificar o seu atual sistema.

colocar botao de partida no carro

Botão de partida para ligar o carro

Padronizar pode parecer ser uma coisa monótona, mas pensando pelo lado usual, caso não houvesse uma norma, cada montadora iria fazer do seu jeito, confundindo os usuários que trocam de marcas e modelos de carros com frequência. Assim como hoje todos sabemos que é só virar a chave e esperar um pouco até que o carro ligue, se não houver um padrão para carros com star stop engine , cada carro será ligado e desligado de um jeito diferente, podendo gerar inconvenientes ao consumidor final que nem sempre é muito atento a tecnologias.

Será que essa moda pegaria no Brasil? Tudo que é novo sempre nos custa muito caro, mas você acha que seria viável que nossos carros nacionais começassem a sair de fábrica com essa tecnologia? Deixe sua opinião, enquanto isso, os países desenvolvidos estão lançando a partir por leitor biométrico e até comando de voz, mas vamos por partes.