Dicas para escolher uma oficina mecânica

Como escolher uma boa oficina mecânica?

Muitos não dão a devida importância na hora de escolher uma oficina mecânica, mas se você ainda não tem um mecânico de confiança ou se está em um lugar desconhecido e precisa escolher o melhor local para que cuidem do seu veículo é bom prestar atenção em alguns detalhes.

Como escolher uma oficina mecanica
Como escolher uma oficina mecanica

Não se esqueça de pegar um orçamento formal

A recomendação do Procon é que antes de começar qualquer conserto no veículo, peça um orçamento formal com valores de peças e mão de obra, bem como quais serão os serviços a serem feitos.

Esta é a garantia de que o serviço deve ser feito com o valor que está escrito no orçamento e com as peças que constam lá, pois evita problemas futuros.

Além disso, o orçamento serve para comparar preços e ver se ninguém está querendo fazer algum serviço desnecessário ou querendo ganhar em cima de alguma peça.

Fique de olho nas peças usadas

Por falar em peças, é bom ficar de olho se as peças usadas no conserto serão mesmo originais. Na dúvida, peça a lista e compre você mesmo na loja autorizada.

No caso de permitir o uso de peças que não sejam originais, você deve fazer uma autorização e deixar na oficina.

Oficina de carros
Oficina de carros

Lembre-se das autorizadas

Há modelos, como os importados e outros que necessitam de cuidados mais especiais, que devem ser consertados somente em autorizadas devido aos equipamentos e peças utilizadas.

Atente-se à garantia de 90 dias

Segundo o Procon, todos os serviços feitos em uma oficina possuem garantia de 90 dias, então se algo acontecer ou o cliente não estiver satisfeito, o serviço deve ser refeito sem nenhum custo adicional. Caso não consiga realizar o serviço corretamente, a oficina deve devolver o dinheiro ou diferença de valor do que foi combinado e o que foi entregue.

Sua garantia está na nota fiscal, então não deixe de pedir uma quando for fazer este tipo de conserto no carro. Lembre-se que nela devem estar descriminados os serviços e peças usadas.

Fique de olho em alguns itens quando for escolher sua oficina mecânica

Além de tomar estes cuidados acima, algumas recomendações são importantes na hora de escolher a melhor oficina:

  1. Lembre-se de perguntar se o orçamento possui algum custo ou não, pois alguns estabelecimentos cobram para orçar.
  2. Qualquer dúvida que tiver sobre a oficina pode consultar no Procon.
  3. Ao deixar o carro na oficina, peça um documento por escrito onde haja as condições do veículo, bem como quilometragem e nível do tanque para que pegue o veículo nas mesmas condições. Na hora de retirá-lo, certifique-se de que está da mesma forma.
  4. Teste o carro para ver se o problema realmente foi solucionado. Pode dar algumas voltas perto do lugar para ter esta garantia. Só retire o carro então quando tudo estiver corretamente feito.
  5. Em casos de serviços mal feitos ou falta de serviços combinados e não conseguir um acordo com o mecânico, registre um boletim de ocorrência e procure o Procon imediatamente.

Viu como estas dicas para escolher uma oficina mecânica ajudam a evitar muitos problemas? Previna-se!

Essas foram algumas dicas para escolher uma oficina mecânica da equipe SeguroAuto

Tags: carros, dicas de carro, manutenção, oficinas mecanicas

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *