Novas placas para carros no Brasil a partir de 2016

Nova placa carros Brasil / Imagem por Denatran

Nova placa carros Brasil / Imagem por Denatran

Novas placas para carros no Brasil – Denatran apresenta novos modelos de placas para carros e motos

Com 110 milhões de veículos, países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) adotarão novo modelo unificado no emplacamento de veículos a partir de 2016 os veículos no Brasil e outros países do Mercosul receberão as novas placas.

A mudança tem como objetivo principal aumentar o número de combinações matemáticas, possibilitando que 450 milhões de combinações diferentes sejam aplicadas aos veículos, enquanto atualmente o número máximo no Brasil é de 175 milhões de possibilidades utilizando 3 letras e 4 números, enquanto no novo modelo serão 4 letras e 3 números e ainda de forma “embaralhada”, ou seja, atualmente primeiro temos apenas letras (3) e depois apenas números (4). Nas novas placas haverá uma mistura entre letras e números além da alteração para quatro letras que já abre um universo bem maior de possibilidades matemáticas. Além de aumentar a segurança e proporcionar a padronização entre países vizinhos.

Novas placas para carros, motos e demais veículos – O que mudará?

Uma mudança significativa nas placas dos automóveis, motos, caminhões, ônibus e reboques é que a cor do fundo das placas será sempre branca e o que identificará a categoria continuará sendo a cor, porém apenas a cor da fonte (números, letras e bordas) baseado nas cores atuais, ou seja, para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, cor vermelha, para carros oficiais, cor azul, para veículos em teste, será de cor verde, diplomáticos, será dourado e carros de colecionadores, prateado.

Visando a segurança e evitar falsificações as novas placas terão marcas d’água com o nome do país e do Mercosul dispostas na diagonal das placas.

Como já comentamos, um dos principais pontos que mudará é a questão das letras e números, com menos números e mais letras, no lugar das 3 letras e 4 números atuais, teremos nas novas placas 4 letras e 3 números, seguindo padrão europeu, serão misturadas.

Para identificar o estado e a cidade terão nome e brasão, o nome do país aparece na parte superior da placa, em cima de uma barra azul enquanto o nome da cidade e do estado aparecem na lateral direita, com seus brasões.

O tamanho das placas não irá mudar, ficarão em 40 cm x 13 cm (comprimento x largura).

Se você já tem carro emplacado, só vai trocar se quiser, não será obrigatória. Esse novo modelo de placas será adotado a partir de 01 de janeiro de 2016 para novos emplacamentos. Segundo o Denatran, o preço para emplacar o carro com as novas placas deverá ficar o mesmo, talvez até diminua por se tratar de uma padronização.

Novas placas para carros:

Nova placa para carros Brasil Mercosul

Nova placa para carros Brasil Mercosul

Novas placas para motos:

Nova placa para motos Brasil Mercosul

Nova placa para motos Brasil Mercosul