Como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro

Veja maneiras de prolongar a durabilidade dos pneus do seu carro

Como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro

A vida útil dos pneus de um carro é um real mistério. Há quem diga que duram entre 20 e 40 mil quilômetros rodados, mas o prazo real depende muito mais da usabilidade do que do pneu em si. Trafegar por estradas ou ruas com asfalto sinuoso, não fazer vistorias regulares e a escolha do pneu errado podem influenciar bastante em sua durabilidade – e entender todos esses processos pode garantir economia e segurança para o motorista.

Tipos de Pneu

É importante entender qual tipo de pneu é o mais indicado para o seu veículo e a maneira como você dirige. O pneu que possui banda de rodagem unidirecional, por exemplo, é indicado para quem costuma viajar em estradas molhadas ou com neve, pois apresenta melhor tração. Já os pneus assimétricos são recomendados para quem vive em cidades muito secas, com poucos períodos de chuva e temperatura elevada.

Validade pneus de carro

Validade pneus de carro / Imagem reprodução Freepik

Existem também características de classificação do pneu de acordo com os locais por onde o motorista irá trafegar. Os clássicos são: on-road – para uso em asfalto – off-road (em solos de terra e lama) e misto, indicado para quem percorre os dois solos e um dos mais comuns em carros populares.
A escolha do tipo de pneu também irá influenciar em sua durabilidade. Quando a seleção é feita com base neste tipo de análise, a vida útil dos pneus pode até superar as expectativas.

Manutenção e Acompanhamento de Especialistas

Manutenção Pneus de carros

Manutenção Pneus de carros / Imagem reprodução Carro e Vida

Cada tipo de pneu necessita de periodicidade de manutenção e pressão indicada para calibragem diferenciadas. Além de diminuir os gastos com combustível, calibrar os pneus regularmente evita o desgaste irregular da borracha, o que garante que o atrito entre o pneu e o solo seja distribuído por igual em todas as bandas da roda e diminui bastante a probabilidade de acidentes.
A calibragem ideal dos pneus pode ser conferida no Manual do Proprietário do veículo. Vale lembrar que uma pressão 10% menor que a recomendada pode reduzir a vida útil dos pneus em 5% – sendo que quando ela é 20% menor, reduz em 16% e 30% menor reduz em até 33% a usabilidade dos pneus.
Outra prática recomendada por muitos especialistas é o rodízio de pneus, quando ocorre a troca periódica dos pneus (que pode tanto ser feita entre os quatro que estão em uso, quanto incluir o estepe). É recomendada a consulta de um especialista para isso, pois cada tipo de pneu possui regras específicas quanto a este rodízio. Se for fazer rodízio em pneus unidirecionais (os que rodam apenas em um sentido), é preciso tomar cuidado para não inverter a ordem.

Confira na imagem abaixo como deve ser feita a troca dos pneus em um rodízio:

Fazer rodízio ajuda a prolongar a vida útil dos pneus

Fazer rodízio ajuda a prolongar a vida útil dos pneus

Gostou das dicas? Com manutenção atualizada, o bolso e a segurança agradecem!

Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o Carros no RS.